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A pregação de um sermão e a publicação de uma ordem de delação faziam parte da rotina dos inquisidores medievais quando chegavam a uma nova localidade em seu itinerário. A ordem de delação, embrião do futuro édito da fé, não era tão minuciosa na descrição dos crimes - em uma sociedade onde predominava a comunicação oral, os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão. É apenas mais tarde que se inverte essa relação de dominação do édito pelo sermão - tendência tornada irreversível com a fundação da Inquisição espanhola. Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja. Como suporte de comunicação, ele se torna cada vez mais importante, pois assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição. Não é surpreendente que, em uma sociedade onde as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas, a publicação do édito se torne o ato central da fundação dos novos tribunais e das visitas de distrito, um ato que adquire uma tal autonomia que é utilizado todos os anos para reafirmar os contornos da jurisdição inquisitorial. Mas a publicação do édito, embora breve e subordinada nos séculos XIII e XIV, era acompanhada pela proclamação de um "tempo de graça" de que podiam se beneficiar todos os culpados dos delitos de heresia que se apresentassem espontaneamente para confessar suas faltas aos inquisidores. A publicação do tempo de graça, que se estendia geralmente até um mês, adquire uma tal rotina que é frequentemente incluída no protocolo final do édito - nesse caso, o édito passa a ser designado por "édito da graça".
(BETHENCOURT, Francisco.
História das Inquisições
: Portugal,
Espanha e Itália - séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 155 e 156)
Observada a orientação argumentativa adotada no texto, entende-se que o autor
A)
caracteriza com minúcias a atividade dos inquisidores medievais, objetivando delinear o perfil desses representantes dos tribunais da fé.
B)
concentra sua atenção em apresentar fatos que ocorrem em simultaneidade numa certa fração do tempo, o que justifica a ausência de comentários de ordem evolutiva sobre a Inquisição.
C)
demonstra perquirir modos de ação de inquisidores no exercício de suas funções, interpondo-os em seus específicos contextos, como estratégia de análise da instituição que o grupo representa.
D)
apresenta e avalia, passo a passo, a função itinerante dos inquisidores, destinando especial cuidado a aspectos que poderiam ser tidos como reprováveis se não merecessem a justificativa que ele apresenta.
E)
analisa distintos procedimentos adotados pelos tribunais de inquisição, com o intuito de confrontar a eficácia de cada um deles, na peculiar configuração social onde tiveram presença, em distintos países.
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A pregação de um sermão e a publicação de uma ordem de delação faziam parte da rotina dos inquisidores medievais quando chegavam a uma nova localidade em seu itinerário. A ordem de delação, embrião do futuro édito da fé, não era tão minuciosa na descrição dos crimes - em uma sociedade onde predominava a comunicação oral, os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão. É apenas mais tarde que se inverte essa relação de dominação do édito pelo sermão - tendência tornada irreversível com a fundação da Inquisição espanhola. Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja. Como suporte de comunicação, ele se torna cada vez mais importante, pois assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição. Não é surpreendente que, em uma sociedade onde as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas, a publicação do édito se torne o ato central da fundação dos novos tribunais e das visitas de distrito, um ato que adquire uma tal autonomia que é utilizado todos os anos para reafirmar os contornos da jurisdição inquisitorial. Mas a publicação do édito, embora breve e subordinada nos séculos XIII e XIV, era acompanhada pela proclamação de um "tempo de graça" de que podiam se beneficiar todos os culpados dos delitos de heresia que se apresentassem espontaneamente para confessar suas faltas aos inquisidores. A publicação do tempo de graça, que se estendia geralmente até um mês, adquire uma tal rotina que é frequentemente incluída no protocolo final do édito - nesse caso, o édito passa a ser designado por "édito da graça".
(BETHENCOURT, Francisco.
História das Inquisições
: Portugal,
Espanha e Itália - séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 155 e 156)
A organização do texto legitima o seguinte comentário:
A)
Infere-se do segmento
A ordem de delação [...] não era tão minuciosa na descrição dos crimes
que a ordem de delação ficava aquém de certa expectativa do autor sobre ela.
B)
O segmento
em uma sociedade onde predominava a comunicação oral, os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão
constitui crítica ao ponto de vista dos inquisidores.
C)
O autor atribui à Inquisição espanhola, em sua fundação, a perspectiva inovadora de propiciar a ascendência do
sermão
sobre o édito
D)
A frase
Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja
representa a comprovação do que foi afirmado anteriormente sobre a citada tendência.
E)
Em
Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja,
os dois- pontos equivalem à conjunção "porque".
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(BETHENCOURT, Francisco.
História das Inquisições
: Portugal,
Espanha e Itália - séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 155 e 156)
Análise do texto abona a seguinte afirmação:
A)
Em
Como suporte de comunicação
, ele se torna ca-da vez mais importante, pois assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição
, o segmento destacado indica o parâmetro da apreciação expressa na frase.
B)
A correlação estabelecida entre o curso da alfabetização e o da relevância do édito está mantida nessa formulação: "desde que cresça a alfabetização, a publicação do édito se torna cada vez mais essencial à instauração das atividades dos tribunais da fé".
C)
O trecho
assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição
, em seu contexto, equivale a "garante a correta compreensão, por parte do povo, dos atos que, segundo o entendimento da Inquisição, constituiriam delitos".
D)
O segmento uma
tal
autonomia retoma, por meio do pronome destacado, a propriedade de a publicação do édito ter-se tornado o
ato central da fundação dos novos tribunais e das visitas de distrito
.
E)
O segmento
embora breve e subordinada nos séculos XIII e XIV
exprime uma oposição intransponível ao seguinte fato: a publicação do édito ser acompanhada pela proclamação de um "tempo de graça".
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História das Inquisições
: Portugal,
Espanha e Itália - séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 155 e 156)
Considerando a norma-padrão escrita, está correto o que se afirma em uma das alternativas que seguem. Assinale- a.
A)
Redação alternativa à do segmento
em uma sociedade onde as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas
está adequada assim: "numa sociedade cujas as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas".
B)
Supondo que a designação "édito da graça" fosse determinada pelos inquisidores, a transposição da frase
nesse caso, o édito passa a ser designado por "édito da graça
" para a voz ativa exigirá a forma "passam a ter de designar".
C)
O pronome destacado
em que
se
apresentassem
expressa ação recíproca.
D)
A forma verbal em
que se apresentassem
enuncia a ação como eventual, enquanto a forma presente em
que se estendia
encerra ideia de continuidade da ação.
E)
A palavra
incluída
está adequadamente grafada, assim como ocorre com as palavras destacadas em "O barco despejava no rio uma substância
fluída
e pegajosa,
contribuíndo
para a degradação total das águas".
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As orientações da gramática normativa legitimam o que se afirma na alternativa:
A)
Em
Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão
: ele era afixado à porta da igreja, a inclusão de uma vírgula depois da palavra apenas e a substituição dos dois-pontos por um travessão comprometeriam a correção da frase.
B)
Em
os inquisidores consideravam fundamental
o papel do sermão
, se, em lugar do segmento destacado, houvesse "qualquer que fosse o tema do sermão", o plural da frase seria "os inquisidores consideravam fundamental quaisquer que fossem os temas do sermão".
C)
Se, em vez da palavra destacada em
Não é surpreendente que
[...] a publicação do
édito
se torne o ato central da fundação dos novos tribunais, houvesse "éditos", a forma verbal teria de ser "se tornem".
D)
A forma
incluída
está adequadamente empregada no texto, tal como ocorre com a forma verbal destacada em "O trabalho do estudioso
inclue
dados bastante reveladores".
E)
Se, na frase
que se inverte essa relação de dominação do édito pelo sermão
, se tratasse de "relações", a forma verbal deveria, sem outra opção, permanecer no singular.
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