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#128050
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prova:
3022
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questão 1
simulado
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prova
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edital
Português
2014
•
FEPESE
•
Prefeitura de Florianópolis - SC
•
Auditor Fiscal de Tributos Municipais
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Texto 1
Os antiéticos e os aéticos
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético - isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética - com antiético.
Existe algum tipo de ser humano que eu posso dizer que é aético? Sim, aquele que não pode decidir, avaliar e julgar. Por exemplo, o Imposto de Renda tem uma legislação que permite que seja seu dependente quem for incapaz: o menor até determinada idade, uma pessoa com muita idade, pessoas com algum tipo de defciência.
[…]
Uma palavra que designa confito ético é “dilema”. Dilema é quando você quer os dois, por isso é que seu prefxo é “di”. Os dois podem ser escolhidos, mas apenas um é eticamente correto. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.
CORTELLA, Mario Sergio.
Qual é a tua obra
?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 109-111 [Adaptado]
Assinale a alternativa
correta
, de acordo com o texto 1.
A)
A palavra “aético” está usada com sentido de “desonesto”, o que se percebe pelo valor de negação associado ao prefxo a-.
B)
Na vida, os dilemas levam obrigatoriamente o indivíduo a tomar decisões que acabam revelando se ele tem ou não tem ética.
C)
Na opinião do autor, nenhum ser humano é desprovido de ética, mas há indivíduos aos quais o conceito não se aplica, aqueles que são incapazes de decidir, avaliar e julgar.
D)
O autor divide o ser humano em duas categorias: aqueles que têm ética
versus
aqueles sem ética, categoria esta que recobre os aéticos e antiéticos.
E)
A noção de ética é determinada socialmente: ter ou não ter ética depende basicamente do ambiente familiar e do grupo social mais amplo no qual o indivíduo está inserido.
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#128051
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prova:
3022
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questão 2
simulado
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edital
Português
•
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Tipologia Textual e Tipos de Discurso (direto, Indireto, Indireto Livre)
2014
•
FEPESE
•
Prefeitura de Florianópolis - SC
•
Auditor Fiscal de Tributos Municipais
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Texto 1
Os antiéticos e os aéticos
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético - isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética - com antiético.
Existe algum tipo de ser humano que eu posso dizer que é aético? Sim, aquele que não pode decidir, avaliar e julgar. Por exemplo, o Imposto de Renda tem uma legislação que permite que seja seu dependente quem for incapaz: o menor até determinada idade, uma pessoa com muita idade, pessoas com algum tipo de defciência.
[…]
Uma palavra que designa confito ético é “dilema”. Dilema é quando você quer os dois, por isso é que seu prefxo é “di”. Os dois podem ser escolhidos, mas apenas um é eticamente correto. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.
CORTELLA, Mario Sergio.
Qual é a tua obra
?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 109-111 [Adaptado]
Assinale a alternativa
correta
, considerando a organização do texto 1.
A)
O autor expõe, de forma simples e relativamente coloquial, sua visão acerca de conceitos relacionados à ética.
B)
O texto reproduz uma série de perguntas de leitores e oferece respostas baseadas nas experiências pessoais do autor.
C)
O texto é construído a partir de perguntas retóricas, cujas respostas se sustentam na opinião de diferentes especialistas da área.
D)
Trata-se de um texto didático, impessoal, em que o autor discorre sobre aspectos positivos e negativos que envolvem o campo da ética.
E)
Trata-se de um texto de caráter dogmático, em que o autor propaga a ideia de que os indivíduos devem seguir os mesmos princípios e valores.
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3022
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questão 3
simulado
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edital
Português
2014
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FEPESE
•
Prefeitura de Florianópolis - SC
•
Auditor Fiscal de Tributos Municipais
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Texto 1
Os antiéticos e os aéticos
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético - isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética - com antiético.
Existe algum tipo de ser humano que eu posso dizer que é aético? Sim, aquele que não pode decidir, avaliar e julgar. Por exemplo, o Imposto de Renda tem uma legislação que permite que seja seu dependente quem for incapaz: o menor até determinada idade, uma pessoa com muita idade, pessoas com algum tipo de defciência.
[…]
Uma palavra que designa confito ético é “dilema”. Dilema é quando você quer os dois, por isso é que seu prefxo é “di”. Os dois podem ser escolhidos, mas apenas um é eticamente correto. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.
CORTELLA, Mario Sergio.
Qual é a tua obra
?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 109-111 [Adaptado]
Considere o trecho extraído do texto 1:
“Existe
alguém
sem ética,
posso falar
que
alguém
não tem ética? Ou
eu devo dizer
que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla
praticou
um ato não ético ou antiético? Posso
eu
dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se
você
tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então
você
está submetido ao campo da ética.”
Assinale a alternativa
correta
.
A)
O pronome “alguém”, nas duas ocorrências sublinhadas, exerce a função sintática de objeto direto e de sujeito, respectivamente.
B)
As locuções verbais “posso falar” e “devo dizer” são sinônimas, podendo ser intercambiáveis sem prejuízo do sentido dos enunciados.
C)
Na terceira frase do trecho destacado, há um sujeito composto que requer que o verbo esteja obrigatoriamente no plural (“praticaram”), seguindo a regra geral de concordância verbal do português.
D)
O pronome “você” está usado com sentido indeterminado, não se referindo a um interlocutor específco.
E)
As duas ocorrências do pronome “eu” se constituem em desvio gramatical, pois a expressão número-pessoal não pode ser marcada de forma redundante, e a locução verbal não pode ter sujeito intercalado.
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3022
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questão 4
simulado
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edital
Português
2014
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FEPESE
•
Prefeitura de Florianópolis - SC
•
Auditor Fiscal de Tributos Municipais
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Texto 1
Os antiéticos e os aéticos
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético - isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética - com antiético.
Existe algum tipo de ser humano que eu posso dizer que é aético? Sim, aquele que não pode decidir, avaliar e julgar. Por exemplo, o Imposto de Renda tem uma legislação que permite que seja seu dependente quem for incapaz: o menor até determinada idade, uma pessoa com muita idade, pessoas com algum tipo de defciência.
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Uma palavra que designa confito ético é “dilema”. Dilema é quando você quer os dois, por isso é que seu prefxo é “di”. Os dois podem ser escolhidos, mas apenas um é eticamente correto. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.
CORTELLA, Mario Sergio.
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?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 109-111 [Adaptado]
Considere os trechos extraídos do texto 1
1. “Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que
se
queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não
confunda
aético – isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética – com antiético.”
2. “Se você
tem
autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não
tem
como você não vivê-
los
. E você a
eles
vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.”
Assinale a alternativa
correta
.
A)
Em 1, o vocábulo “se” é um elemento expletivo, podendo ser retirado da frase sem que se alterem as relações gramaticais.
B)
Em 1, a forma verbal “confunda” está no modo subjuntivo, expressando uma ação hipotética, de realização incerta.
C)
Em 2, o pronome “eles” faz referência a “seus princípios e valores”.
D)
Em 2, as duas ocorrências da forma verbal “tem” apresentam o mesmo significado: “possui”.
E)
Em 2, o elemento “los” corresponde ao pronome oblíquo “os”; a inserção de l- se deve ao fato de o verbo precedente estar no infnitivo.
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3022
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questão 5
simulado
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•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2014
•
FEPESE
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Prefeitura de Florianópolis - SC
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Auditor Fiscal de Tributos Municipais
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Texto 2
Entrevista - Zygmunt Bauman
Zygmunt Bauman é um dos pensadores contemporâneos que mais têm produzido obras que refletem os tempos contemporâneos. Professor emérito de sociologia da Universidade de Leeds, Bauman propõe o conceito de “modernidade líquida” para definir o presente, em vez do já batido termo “pós-modernidade”, que, segundo ele, virou mais um qualifcativo ideológico. A seguir, trecho da entrevista concedida pelo sociólogo à revista CULT.
CULT
Na obra
Tempos líquidos
, o senhor afirma que o poder está fora da esfera da política e há uma decadência da atividade do planejamento a longo prazo. Entendo isso como produto da crise das grandes narrativas, particularmente após a queda dos regimes do Leste Europeu. Diante disso, é possível pensar ainda em um resgate da utopia?
Zygmunt Bauman
Para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo, a crença de que “nós, seres humanos, podemos fazê-lo”, crença esta articulada com a racionalidade capaz de perceber o que está errado com o mundo, saber o que precisa ser modificado, quais são os pontos problemáticos, e ter força e coragem para extirpá-los. Em suma, potencializar a força do mundo para o atendimento das necessidades humanas existentes ou que possam vir a existir.
CULT
Por que se fala tanto hoje de “fim das utopias”?
Zygmunt Bauman
Na era pré-moderna, a metáfora que simboliza a presença humana é a do caçador. A principal tarefa do caçador é defender os terrenos de sua ação de toda e qualquer interferência humana, a fim de defender e preservar, por assim dizer, o “equilíbrio natural”. A ação do caçador repousa sobre a crença de que as coisas estão no seu melhor estágio quando não estão com reparos; de que o mundo é um sistema divino em que cada criatura tem seu lugar legítimo e funcional; e de que mesmo os seres humanos têm habilidades mentais demasiado limitadas para compreender a sabedoria e harmonia da concepção de Deus.
Já no mundo moderno, a metáfora da humanidade é a do jardineiro. O jardineiro não assume que não haveria ordem no mundo, mas que ela depende da constante atenção e esforço de cada um. Os jardineiros sabem bem que tipos de plantas devem e não devem crescer e que tudo está sob seus cuidados. Ele trabalha primeiramente com um arranjo feito em sua cabeça e depois o realiza. Ele força a sua concepção prévia, o seu enredo, incentivando o crescimento de certos tipos de plantas e destruindo aquelas que não são desejáveis, as ervas “daninhas”. É do jardineiro que tendem a sair os mais fervorosos produtores de utopias. Se ouvimos discursos que pregam o fim das utopias, é porque o jardineiro está sendo trocado, novamente, pela ideia do caçador.
Com base no texto 1, assinale a alternativa
correta
.
A)
Zygmunt Bauman diagnostica metaforicamente duas posturas históricas da humanidade diante do mundo, relacionando-as à ideia de fim das utopias.
B)
O entrevistador – a revista CULT –, ao fazer referência a uma obra escrita pelo entrevistado, propõe o fim das utopias.
C)
O entrevistado, um sociólogo renomado, acredita que as utopias não existem mais e que elas precisam renascer a partir do resgate da metáfora do caçador.
D)
O texto apresenta um posicionamento pessimista em relação ao tempo presente, reforçado pela inexistência das duas condições necessárias para que a utopia reapareça.
E)
Em “Por que se fala tanto hoje de ‘fim das utopias’?”, o entrevistador induz os leitores a acreditarem que não há mais espaço para utopias.
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