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#659761
•
prova:
57101
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Termos Integrantes da Oração - Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Agente da Passiva
2016
•
QUADRIX
•
Cref - 7ª Região (df)
•
Auxiliar de Atendimento e Administração
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Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Correr proporciona ganhos cerebrais a sexagenários
Estudo elaborado na Unicamp indica que prática de treinos
de resistência proporciona ganhos cerebrais a corredores
sexagenários
Correr proporciona ganhos cerebrais para sexagenários, segundo estudo elaborado na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. O envelhecimento está relacionado a perdas cerebrais e de tecidos musculares, acompanhadas por disfunções cognitivas. O treino de resistência tem sido amplamente recomendado para atenuar dores musculares, mas os efeitos proporcionados ao tecido cerebral por esse tipo de atividade ainda não estão suficientemente claros.
Um estudo que foi assinado por Eduardo Bodnariuc Fontes, ligado ao Departamento de Neurologia da Unicamp, avançou nessa área do conhecimento. O trabalho, publicado no “Sports Sciences for Health”, publicação eletrônica ligada à Universidade de Milão e à Sociedade Italiana de Estudos Esportivos, consiste na observação dos efeitos na matéria cinzenta cerebral de idosos submetidos a treinos de resistência propostos ao longo de um período de 12 semanas.
Sete participantes foram recrutados, sendo quatro homens e três mulheres com idades variando entre 61 e 68 anos. A anatomia cerebral foi mapeada com utilização de ressonância magnética antes e depois dos treinos. A densidade da matéria cinzenta foi isolada e comparada em dois momentos: anterior e posterior ao exercício.
Os dados demonstraram que o treino promoveu aumento de densidade da matéria cinzenta nos lóbulos anterior e posterior do cerebelo, bem como outros benefícios. O estudo indica que o treino de resistência pode ser uma alternativa bem-sucedida de intervenção se a finalidade é melhorar a densidade neuronal do cérebro em áreas ligadas ao controle motor e ao conhecimento nos mais velhos.
http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/terceira-idade/correr-proporciona-
ganhos-cerebrais-a-sexagenarios. Acesso em 15/10/2016.
Em “Um estudo que foi assinado
por Eduardo Bodnariuc Fontes
, ligado ao Departamento de Neurologia da Unicamp, avançou nessa área do conhecimento”, o termo grifado é
classificado sintaticamente como:
A)
sujeito simples.
B)
sujeito desinencial.
C)
agente da passiva.
D)
adjunto adnominal.
E)
complemento nominal.
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#659762
•
prova:
57101
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Orações Subordinadas Substantivas (subjetivas, Objetivas Diretas, Objetivas Indiretas)
2016
•
QUADRIX
•
Cref - 7ª Região (df)
•
Auxiliar de Atendimento e Administração
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Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Correr proporciona ganhos cerebrais a sexagenários
Estudo elaborado na Unicamp indica que prática de treinos
de resistência proporciona ganhos cerebrais a corredores
sexagenários
Correr proporciona ganhos cerebrais para sexagenários, segundo estudo elaborado na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. O envelhecimento está relacionado a perdas cerebrais e de tecidos musculares, acompanhadas por disfunções cognitivas. O treino de resistência tem sido amplamente recomendado para atenuar dores musculares, mas os efeitos proporcionados ao tecido cerebral por esse tipo de atividade ainda não estão suficientemente claros.
Um estudo que foi assinado por Eduardo Bodnariuc Fontes, ligado ao Departamento de Neurologia da Unicamp, avançou nessa área do conhecimento. O trabalho, publicado no “Sports Sciences for Health”, publicação eletrônica ligada à Universidade de Milão e à Sociedade Italiana de Estudos Esportivos, consiste na observação dos efeitos na matéria cinzenta cerebral de idosos submetidos a treinos de resistência propostos ao longo de um período de 12 semanas.
Sete participantes foram recrutados, sendo quatro homens e três mulheres com idades variando entre 61 e 68 anos. A anatomia cerebral foi mapeada com utilização de ressonância magnética antes e depois dos treinos. A densidade da matéria cinzenta foi isolada e comparada em dois momentos: anterior e posterior ao exercício.
Os dados demonstraram que o treino promoveu aumento de densidade da matéria cinzenta nos lóbulos anterior e posterior do cerebelo, bem como outros benefícios. O estudo indica que o treino de resistência pode ser uma alternativa bem-sucedida de intervenção se a finalidade é melhorar a densidade neuronal do cérebro em áreas ligadas ao controle motor e ao conhecimento nos mais velhos.
http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/terceira-idade/correr-proporciona-
ganhos-cerebrais-a-sexagenarios. Acesso em 15/10/2016.
Observe esta passagem do texto:
“Os dados demonstraram que o treino promoveu aumento de densidade da matéria cinzenta nos lóbulos anterior e posterior do cerebelo, bem como outros benefícios”.
A segunda oração do período acima é classificada como:
A)
oração subordinada substantiva objetiva indireta.
B)
oração subordinada substantiva completiva nominal.
C)
oração subordinada substantiva predicativa.
D)
oração subordinada substantiva objetiva direta.
E)
oração subordinada substantiva apositiva.
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#659763
•
prova:
57101
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2016
•
QUADRIX
•
Cref - 7ª Região (df)
•
Auxiliar de Atendimento e Administração
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Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Correr proporciona ganhos cerebrais a sexagenários
Estudo elaborado na Unicamp indica que prática de treinos
de resistência proporciona ganhos cerebrais a corredores
sexagenários
Correr proporciona ganhos cerebrais para sexagenários, segundo estudo elaborado na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. O envelhecimento está relacionado a perdas cerebrais e de tecidos musculares, acompanhadas por disfunções cognitivas. O treino de resistência tem sido amplamente recomendado para atenuar dores musculares, mas os efeitos proporcionados ao tecido cerebral por esse tipo de atividade ainda não estão suficientemente claros.
Um estudo que foi assinado por Eduardo Bodnariuc Fontes, ligado ao Departamento de Neurologia da Unicamp, avançou nessa área do conhecimento. O trabalho, publicado no “Sports Sciences for Health”, publicação eletrônica ligada à Universidade de Milão e à Sociedade Italiana de Estudos Esportivos, consiste na observação dos efeitos na matéria cinzenta cerebral de idosos submetidos a treinos de resistência propostos ao longo de um período de 12 semanas.
Sete participantes foram recrutados, sendo quatro homens e três mulheres com idades variando entre 61 e 68 anos. A anatomia cerebral foi mapeada com utilização de ressonância magnética antes e depois dos treinos. A densidade da matéria cinzenta foi isolada e comparada em dois momentos: anterior e posterior ao exercício.
Os dados demonstraram que o treino promoveu aumento de densidade da matéria cinzenta nos lóbulos anterior e posterior do cerebelo, bem como outros benefícios. O estudo indica que o treino de resistência pode ser uma alternativa bem-sucedida de intervenção se a finalidade é melhorar a densidade neuronal do cérebro em áreas ligadas ao controle motor e ao conhecimento nos mais velhos.
http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/terceira-idade/correr-proporciona-
ganhos-cerebrais-a-sexagenarios. Acesso em 15/10/2016.
Assinale a alternativa correta.
A)
O texto "Correr proporciona ganhos cerebrais a sexagenários" indica as partes constituintes de um relatório.
B)
Um planejamento deve apresentar as características do texto "Correr proporciona ganhos cerebrais a sexagenários".
C)
O texto apresenta informações sobre um estudo desenvolvido na UNICAMP sobre o treino de resistência voltado a sexagenários.
D)
Não há informações confiáveis no texto. Dessa forma, ele não deveria ter sido publicado em um site voltado à saúde.
E)
O treino de resistência pode ser aplicado aos sexagenários com o objetivo de resolver todos os problemas relacionados a essa faixa etária.
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#659764
•
prova:
57101
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Redação e Reescritura de Texto
2016
•
QUADRIX
•
Cref - 7ª Região (df)
•
Auxiliar de Atendimento e Administração
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Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Os riscos de pegar treinos na internet
É muito comum pessoas divulgarem treinos nas redes sociais
sem nem mesmo ter consultado profissionais
O avanço da tecnologia caminha lado a lado com melhores condições para atletas e iniciantes melhorarem sua performance. É muito comum postagens com dicas de treino nas redes sociais e compartilhamentos de conselhos para nutrição, medicação e exercícios específicos, entre outras categorias responsáveis pela melhoria da condição física de cada um. Mas, cuidado! É necessário muito cuidado e atenção. Muitas dessas dicas ou sugestões não são seguramente indicadas, ou seja, não passam pela aprovação de um especialista sobre o assunto.
Recorrer a dicas de não especialistas é um risco que, em alguns casos, pode gerar consequências para o corpo humano. Lesões, problemas de saúde, dificuldade nas articulações, entre outras diversas situações que podem atrapalhar os treinos e até se tornar coisas mais sérias no futuro.
Para o professor especialista Edgard Batista, o treino deve ser desenvolvido pessoalmente, pois muitas pessoas pegam treinos das redes sociais e não têm conhecimento do que elas estão fazendo, ou simplesmente não respeitam as etapas e não passam por um processo de aprendizagem motora do próprio movimento. Não ter conhecimento sobre esse processo de movimento pode fazer com que o indivíduo potencialize alguma lesão em algum músculo que não esteja estabilizado para exercícios físicos.
“É necessária uma ajuda profissional no assunto, porque, caso ela tenha alguma instabilidade em alguma parte do corpo, o professor irá saber como exercitar aquela região”, completou Edgard.
Outro caso muito comum nas redes sociais é consultoria. Professores costumam vender treinos na internet para os alunos.
“Muitas pessoas fazem consultoria on-line, e existe outro problema frequente nisso. Mesmo que o aluno tire suas dúvidas pelas redes sociais, o professor monta sua planilha de treino a partir do que é dito pelo aluno, ou seja, ele não irá saber quais as reais condições do aluno. É muito frequente para quem gosta de exercícios e desafios achar que está em um nível maior do que realmente está”.
Mesmo fazendo consultoria online, Edgard ressaltou a importância de o professor acompanhar o aluno pessoalmente. “Gosto de ver o aluno se adaptando e crescendo conforme suas próprias condições. Já conheço alunos que se machucaram pegando treinos pela internet e executando-os com independência”.
Independentemente do questionamento de existirem treinos que não são feitos por especialistas, o problema maior é do aluno que não tem muito conhecimento sobre o assunto, e executa esse treino sem nenhum conselho ou ajuda profissional. Dessa forma, deixamos o recado: não corra esse risco! Procure um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específicos para você.
(
Prof. Edgard Batista, formado em Educação Física e especialista em condicionamento físico e treinamento funcional
)
http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/os-riscos-de-sepegar- treinos-na-internet-2. (Texto adaptado). Acesso em 12/10/2016 .
Releia o seguinte trecho:
“Não corra esse risco! Procure um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específicos para
você.”
Assinale a alternativa que traz o período corretamente reescrito, após a transposição para a terceira pessoa do plural.
A)
Não corras esse risco! Procuras um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específicos para vós.
B)
Não corram esse risco! Procurem um profissional de educação física e peçam uma prescrição de exercícios específicos para vocês.
C)
Não corram esse risco! Procurais um profissional de educação física e peçais uma prescrição de exercícios específicos para vocês.
D)
Não correis esse risco! Procurais um profissional de educação física e peçam uma prescrição de exercícios específicos para vocês.
E)
Não corrais esse risco! Procurais um profissional de educação física e peçais uma prescrição de exercícios específicos para vocês.
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57101
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2016
•
QUADRIX
•
Cref - 7ª Região (df)
•
Auxiliar de Atendimento e Administração
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Para responder à questão, leia o texto a seguir.
Os riscos de pegar treinos na internet
É muito comum pessoas divulgarem treinos nas redes sociais
sem nem mesmo ter consultado profissionais
O avanço da tecnologia caminha lado a lado com melhores condições para atletas e iniciantes melhorarem sua performance. É muito comum postagens com dicas de treino nas redes sociais e compartilhamentos de conselhos para nutrição, medicação e exercícios específicos, entre outras categorias responsáveis pela melhoria da condição física de cada um. Mas, cuidado! É necessário muito cuidado e atenção. Muitas dessas dicas ou sugestões não são seguramente indicadas, ou seja, não passam pela aprovação de um especialista sobre o assunto.
Recorrer a dicas de não especialistas é um risco que, em alguns casos, pode gerar consequências para o corpo humano. Lesões, problemas de saúde, dificuldade nas articulações, entre outras diversas situações que podem atrapalhar os treinos e até se tornar coisas mais sérias no futuro.
Para o professor especialista Edgard Batista, o treino deve ser desenvolvido pessoalmente, pois muitas pessoas pegam treinos das redes sociais e não têm conhecimento do que elas estão fazendo, ou simplesmente não respeitam as etapas e não passam por um processo de aprendizagem motora do próprio movimento. Não ter conhecimento sobre esse processo de movimento pode fazer com que o indivíduo potencialize alguma lesão em algum músculo que não esteja estabilizado para exercícios físicos.
“É necessária uma ajuda profissional no assunto, porque, caso ela tenha alguma instabilidade em alguma parte do corpo, o professor irá saber como exercitar aquela região”, completou Edgard.
Outro caso muito comum nas redes sociais é consultoria. Professores costumam vender treinos na internet para os alunos.
“Muitas pessoas fazem consultoria on-line, e existe outro problema frequente nisso. Mesmo que o aluno tire suas dúvidas pelas redes sociais, o professor monta sua planilha de treino a partir do que é dito pelo aluno, ou seja, ele não irá saber quais as reais condições do aluno. É muito frequente para quem gosta de exercícios e desafios achar que está em um nível maior do que realmente está”.
Mesmo fazendo consultoria online, Edgard ressaltou a importância de o professor acompanhar o aluno pessoalmente. “Gosto de ver o aluno se adaptando e crescendo conforme suas próprias condições. Já conheço alunos que se machucaram pegando treinos pela internet e executando-os com independência”.
Independentemente do questionamento de existirem treinos que não são feitos por especialistas, o problema maior é do aluno que não tem muito conhecimento sobre o assunto, e executa esse treino sem nenhum conselho ou ajuda profissional. Dessa forma, deixamos o recado: não corra esse risco! Procure um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específicos para você.
(
Prof. Edgard Batista, formado em Educação Física e especialista em condicionamento físico e treinamento funcional
)
http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/os-riscos-de-sepegar- treinos-na-internet-2. (Texto adaptado). Acesso em 12/10/2016 .
Após a leitura do texto, pode-se afirmar corretamente que:
A)
os exercícios e treinos disponibilizados na internet podem ser seguidos sem risco, pois é comum professores venderem treinos para alunos nas redes sociais.
B)
a melhor característica dos treinos disponibilizados na internet é a independência do aluno, que poderá realizá-los a qualquer hora, em qualquer lugar e sem nenhum
risco de sofrer lesões.
C)
os treinos montados a partir das informações fornecidas pelos alunos das redes sociais são excelentes, pois o aluno conhece exatamente todos os seus pontos frágeis.
D)
executar os treinos disponibilizados nas redes sociais ou via e-mail é fundamental, pois o aluno segue exatamente as informações dadas pelo consultor e o conhecimento
daquele sobre o assunto permite que nada de errado aconteça.
E)
entre os vários problemas associados aos treinos disponibilizados na internet, pode-se citar o risco de lesões musculares, pois muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto, pulam etapas e não passam por processo de aprendizagem motora do movimento.
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